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sexta-feira, 6 de junho de 2008

Pinacoteca e seu Acervo

A Pinacoteca do Estado São Paulo possui um grande acervo de obras que foram doadas por artistas e antigos tutores, adquiridas pelo Governo do Estado e de origem desconhecida.
Os salões da Pinacoteca são divididos pelos séculos das obras e por peculiaridades; salas repletas de retratos, outras com quadros de frutas e alimentos, e uma ampla com paisagens e quadrados enormes, onde é fácil de perder na tinta a óleo e viajar para as expressões descritas ali.
Por meio dessa divisão é possível analisar a incrível diferença de estilos dos artistas, e assim se tornar um fácil fã de Di Cavalcanti ou Tomie Otake.
Além de diversas exposições temporárias que fazem a grande diferença e atraem públicos específicos que acham na Pinacoteca um espaço calmo para admirar grandes artes.

Galeria para novos talentos

Inaugurada na última quarta (28/5) em uma pacata rua da República, a Galeria do Centro divide espaço com o ateliê do artista e professor Rubens Espírito Santo.
A proposta é agregar pessoas que estão no começo de suas carreiras
O local pretende também realizar intercâmbios e residências com artistas estrangeiros e de outros Estados do Brasil.
A exposição inaugural traz trabalhos de Silvia Mharques, João Lourenço, Maurício Adinolfi e Rubens Espírito Santo.

R. Epitácio Pessoa, 91, República, região central, tel. 0/xx/11/3129-3977. Seg. a sex.: 8h às 18h. Grátis. Livre.
A Pinacoteca do Estado de São Paulo e a empresa de consultoria J. Leiva realizam, entre 9 e 13 de junho, das 8h30 às 13h30, na Estação Pinacoteca (largo General Osório, 66, tel. 11- 3337-0185), o seminário "Perspectivas do Investimento em Cultura". O evento discutirá estratégias de sucesso nas artes plásticas, música, cinema, teatro, circo e projetos socioculturais.
Entre os palestrantes estão Marcelo Araújo (Pinacoteca) e Hugo Possolo (ator e diretor do grupo Parlapatões) .

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Mario Andrade


Relembrar cantos folclóricos que aprendemos na infância, na escola ou com seus pais pode ser no mínimo interativo o suficiente para despertar a vontade que anda apagada de conhecer ou admirar o Brasil.
Com tantos outros fatores desgastantes acabamos por deixar escapar a vontade de estar do lado de lá, na ilusão de que “lá fora” é melhor.
Esta exposição “Cantos populares do Brasil: a missão de Mario de Andrade” traz objetos, fotografias, músicas e documentos da coleção da Missão de pesquisas folclóricas. A Missão já tem seu espaço permanente no Centro Cultural.

A idéia de Mario, então secretário da cultura era gravar e registrar qualquer tipo de cultura antes que o rádio, televisão ou o cinema deturpassem ou enterrassem de vez estas raízes do povo.
Viajando de caminhão, cavalo ou até burro, a equipe de pesquisas registrou todo e qualquer coisa que julgassem interessante, como carregadores de pianos, vaqueiros, pais de santo, pescadores, danças, músicas, ou até mesmo as brincadeiras das crianças.
Conferir com belas imagens, e até para alguns gostos, música de boa qualidade o que a tecnologia ou a falta interesse escondeu de nós vale a pena nesta exposição, até porque é no Centro Cultural e lá não faltam programas legais e educativos.


Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso - CEP 01504-000 - São Paulo - SP.
De terça a domingo, das 10h às 17h - Espaço expositivo permanente da Missão.

Miss Saigon

"Miss Saigon" é um dos musicais mais bem-sucedidos do mundo, visto por mais de 33 milhões de pessoas, em mais de 25 países e apresentado em 12 línguas diferentes.

Um espetáculo cheio de pompa e um musical para ninguém colocar defeito, traz atores jovens que enfrentam a primeira empreitada nos palcos, mas que mostram muita competência. Seus protagonistas são Lissah Martins e Cristina Candido no papel de Kim e no de Chris, Nando Prado.

O musical canta a história uma triste história de amor em meio a um triste cenário de guerra nasce em Saigon a esperança de novo amor. Chris um soldado norte-americano se apaixona por uma jovem vietnamita, Kim. Ao viverem de forma intensa o amor, resolvem que ficaram juntos e que Kim irá embora para a América, mas não é isso que o destino tem reservado para o casal que por causa da guerra de forma brusca são separados. Kim pensa que foi abandona e, grávida, resolve criar o filho sozinha fora da cidade. Três anos depois eles eles se reencontram. Chris está casado com a americana Ellen. Kim pede que o ex leve seu filho para a América, pensando numa vida melhor para ele. Desesperada, ela se submete a um sacrifício extremo para convencê-lo.

Uma excelente opção para um passeio com a dois ou ainda com as amigos, está em cartaz no Teatro Abril de quinta a domingo em vários horáio.

Antunes Filho

Com quase 80 anos, Antunes Filho é considerado com uma grande influência para o teatro brasileiro.
Uma ótima oportunidade é dada àqueles que ainda não conhecem o trabalho de Antunes. Cinco peças dirigidas por ele, interpretadas por membros do CPT e do Grupo de Teatro Macunaíma, estão em cartaz em São Paulo: O Céu Cinco Minutos Antes da Tempestade, Prêt-à-Porter 9 (exercício aberto dos alunos do CPT), Prêt-à-Porter – Coletânea 1, Senhora dos Afogados e Foi Carmen, que homenageia Carmen Miranda e o butô japonês Kazuo Ohno.

O Céu Cinco Minutos Antes da Tempestade

Sob a direção de Eric Lenate, a peça relata a história de Denise uma garota que queria que o pai a visse, mas isso já faz muito tempo e ela agora não lembra mais quantos anos tem e ela sonha em sair correndo. Isabel esquece de tudo quando faz palavras cruzadas, sabe aplicar injeções. Elas esperam. Arthur, enquanto isso fuma charutos finos da mesma marca que sempre vai comprar. Os três adorariam fazer alguma coisa, isso é se fosse possível... Mas agora já faz muito tempo.
SESC Consolação
Sextas (até 25/07), às 21h.

PRÊT-À-PORTER 9

Apresentação de três cenas desenvolvidas pelos atores do Centro de Pesquisa Teatral. Coordenação de Antunes Filho. "Um escritório ao entardecer", com Vanessa Bruno e Osvaldo Gazotti. "Edifício Copan", com Simone Iliescu e Angélica di Paula."Bibelô de Estrada", com Emerson Danesi e Marília Simões.
SESC Consolação
Sábados (até 30/08), às 18h30


Foi Carmem

Antunes quis explorar a face mítica da "pequena notável", ou melhor, imaginário do povo brasileiro.A montagem é uma poesia musical, um teatro-dança, no qual os tradicionais gêneros dramáticos japoneses (Butô, Nô e Nabuki) fundem-se com elementos bem brasileiros.
SESC Consolação
Terças (até 29/07), às 21h.
Trair e Coçar é só Começar

O segredo de tantos anos de sucesso está na identificação com o publico.

Há mais de 20 anos ininterruptos está em cartaz a peça teatral de Marcos Caruso, "Trair e Coçar é só Começar". Uma divertidissima comédia que relata as atrapalhadas da empregada Olímpia, que presencia as "traições" da família e dos amigos da casa onde trabalha e em poucas horas, consegue armar diversos mal-entendidos na vida de seus patrões, envolvendo todos em uma louca confusão.

Essa comédia de costumes aborda temas atuais como adultério, infidelidade e desconfiança. Assuntos que estão tão presentes no cotidiano da nossa sociedade, talvez esse seja o segredo de tanto sucesso, atraindo mais de cinco milhões de espectadores.
Trair Coçar é só Começar já até ganhou sua versão em filme, que estreio em agosto de 2006 com Adriana Esteves como Olímpia e como não poderia ter sido diferente, o filme foi sucesso absoluto.

Atualmente a peça está em cartaz no Teatro Ruth Escobar, todas as sextas, sábados e Domingo. E tem no elenco que já passou por diversas mudanças, Anastácia Custódio, Carlos Mariano, César Pezzuoli, Annamaria Dias, Rosana Penna, Roberta Barros, Sylvio Tolledo, Mario Sergio Pretinie Turíbio Ruiz.
Informações:
Teatro Ruth Escobar - Sala Dina Sfat
Endereço:Rua dos Ingleses, 209Morro dos Ingleses - Centro
tel.: 3289-2358





Descubra o ator que há dentro de você


As peças de teatro apareceram por volta do século IV a.C. na Grécia Antiga, mais precisamente nos festivais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria.No Brasil a implantação do teatro foi feita pelos jesuítas com o fim de catequizar os índios ao cristianismo e mais tarde vieram peças da Europa, principalmente de Portugal. O primeiro prédio destinado a ser um teatro no Brasil foi construído Rio de Janeiro ("Casa da Ópera").
"A expressão de uma nacionalidade" autenticamente brasileira vai acontecer com as comédias de Martins Pena e os dramas românticos dos poetas da abolição: Casimiro de Abreu, Gonçalves Dias, Alvares de Azevedo e Castro Alves. É preciso falar ainda de João Caetano, que estimulou a formação dos atores brasileiros e valorizou o seu trabalho.
Hoje em dia há muitas escolas e cursos para aqueles querem aperfeiçoar sua técnica de dramaturgia, as escolas oferecem inúmeros métodos e cada vez mais estão atraindo o publico, desde iniciantes até aos profissionais.
Os cursos procuram ensinar técnicas de Interpretação baseadas em Improvisação, Jogos Dramáticos, Montagens de Cenas, Dinâmicas de Desinibição Individual e Grupal, exercícios de Expressão Vocal e Corporal. Mas a vocação para autuar está no sangue, na alma e na personalidade da cada um, os cursos somente ajudam a despertar o ator que há dentro de nós.


Dicas das melhores Escolas de Teatro:

Teatro Escola Macunaíma (SP)
www.macunaima.com.br

Academia Nacional de Atores (RJ)
www.academianacionaldeatores.com.br

Universidade Federal da Bahia (BA)
www.teatro.ufba.br


Dragon Ball Z, O filme!!!!

Foto oficial de dois dos personagens mais importantes de Dragon Ball Z - O filme.


É oficialmente um fato também que todos os fãs da série Dragon Ball Z sempre almejaram que seu amado anime um dia se tornasse um filme. E sim, aconteceu! Graças aos estudios 20th Century Fox, a saga de Goku e seus amigos vai para as telonas, mas não como um filme animado, e sim como um Tokusatsu, Live Action ou como é mais conhecido aqui no ocidente, um filme de fato.
A parte engraçada é que tanta ancia dos fãs da série lógicamente resulta em uma série de informações, fotos e videos falsos. Qualquer informação sobre o assunto que surge na internet é alvo de uma série de questionamentos, e quando confirmada como verdadeira é julgada pela comunidade otaku.
A Fox pode ter certeza que seu filme vai contar com pesada critica por parte dos fãs que não perdoam o mínimo detalhe, e claro, fidelidade absoluta é impossível no caso. Espero eu que meus amados companheiros de paixão, entendam isso, como eu entendo, ou se não pode nascer mais um fracasso de bilheteria pela não aceitação dos unicos que podem aceitar a obra. No mundo do anime, a grande deficiencia é a Telona, não tem como negar, qualquer dublagem suspeita estraga o filme para a comunidade fã de desenhos nipônicos.
Por fim, espero que dentre os defeitos do filme, estejam apenas os aceitáveis, e não mutações de uma obra clássica e imútavel.
A previsão de estréia do longa é para dezembro desse ano, eu disse, previsão...


quarta-feira, 4 de junho de 2008

Speed Racer



Speed Racer é uma série classica, que até hoje rende imensamente com miniaturas, revistas e até mesmo filmes. Recentemente foi lançado a superprodução dos irmãos Wachowski ,de 400 milhões de dolares. Apesar de tamanha quantia investida na produção do filme, acredita-se que este não conseguira render o mesmo em bilheterias, diga-se de passagem, com sorte 40 milhões sejam recuperados nas bilheterias.

Mas o caso é que apesar de ser uma série famosa aqui no Brasil poucas pessoas sabem a verdadeira origem de Speed Racer. Na verdade o país mãe de Speed e sua turma é o Japão!Isso mesmo, mais um anime. No Japão foi lançado em 1967 com o nome de Maha Go Go Go e exportado para os USA um ano depois. Uma vez nos USA, foi reeditado, como acontece todo ano com o Super Sentai japonês que após a edição se torna Power Rangers. Com a edição retalhadora de sempre surgiu Speed Racer. Ao contrário da maioria das experiencias americanas com animes, deu certo!E explodiu pelo mundo.

No Brasil Speed Racer apareceu em 1970. Era um dos mais importantes blocos do programa histórico d Capitão Aza na TV Tupi. Da imortal TV Tupi a série foi para a Record, depois passou a ser meros reprizes na MTV e terminou sua carreira no cartoon network nos anos 2000, ja devidamente dublada! Hoje ainda pode se assistir um episódio ou outro na TV a cabo Boomerang.

Speed RacerTítulo original: Maha Go Go Go
Estréia no Japão: 02/04/1967 (TV Fuji)
Número de episódios: 52
Criação: Tatsuo Yoshida
Roteiro: Jinzo Toriumi (coordenador)
Trilha sonora: Nobuyoshi Koshibe
Direção geral: Hiroshi Sasagawa
Realização: Tatsunoko Production

domingo, 1 de junho de 2008

Jogando no Quintal

Nesse jogo vale de tudo, menos xingar a mãe do juiz!

Jogando no Quintal é um espetáculo teatral de improvisos feito por palhaços, onde a platéia interage com o show, sempre escolhendo o próximo tema da esquete, da música ou da piada e enfim da próxima loucura criada pelas equipes

O jogo é baseado em uma partida de futebol, entram em campo dois times com três palhaços-atletas cada, ao final de cada apresentação a torcida é quem decide qual time foi melhor, marcando assim o gol para o mais votado. Há também juiz, hino e uma banda muito boa que cria sons e melodias ao vivo.

A torcida, como eles mesmo gostam de chamar a platéia propõe desde temas óbvios como futebol, palhaços até política, economia e ainda temas inusitados como um “mundo paralelo”, “pum”, “banana voadora na feira” e assim por diante até onde a imaginação lhes permitir chegar. E os “atletas” dão conta do recado pois, vão além do limite da imaginação de seus mais fanáticos torcedores.


Esse é o Jogando no Quintal, espetáculo que surgiu nos fundos da casa do palhaço Cizar Parker (César Gouvêa), que, junto com João Grandão (Márcio Ballas), uniu duas paixões: improvisação e palhaços. E desde então o espetáculo está em cartaz a mais de 5 anos e cada apresentação é diferente uma da outra, atraindo publico de todas as idades, quem vai uma vez, sempre quer voltar.

Com um humor leve, bem descontraído e inteligente, os palhaços são muito criativos proporcionando gargalhadas com início ao fim. Um excelente programa para descontrair o final de semana em família ou com os amigos.

Local: Teatro Santa Cruz
Rua Orobó, 277 Alto de Pinheiros.
Tel. 3024-5191

Preço: R$ 20,00 a 40,00

Espetáculo:
Sexta 21:30h
Sábado 21:00h
Domingo 19:00h