Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Mangá - A Musa dos mangás

Na semana passada o portal Henshin referente a revista Henshin de anime e mangás colocou na web uma enquete um tanto quanto curiosa.
O tema direcionado aos fãs que acessão diariamente o portal era "Qual atriz das telonas deveria ser desenhada em mangá". A votação ficou por uma semana no ar, e gerou recordes de votos.

Quanto as eleitas, nem teve chance de derrota para a musa que interpretou Lara Croft de Tomb Raider, Angelina Jolie. A atriz liderou a disputa de ponta a ponta, jamais deixando o primeiro lugar da enquete, e terminando a mesma com 30,6% dos votos.
A medalha de prata ficou com a igualavelmente bonita Jéssica Alba, que interpretou Sue Storm no sucesso de bilheteria "The Fantastic Four" (O Quarteto Fantástico) com apenas 15,9% dos cliques.
Por fim a terceira mas não menos importante colocada foi a graciosa Liv Tyler que interpretou a elfa Arwen na trilogia do Senhor dos Anéis com 15% dos votos.

O mais engraçado é notar o comportamento dos internautas, tratando-se de um site para fãs de animes, games e quadrinhosas eleitas só podiam terem feito filmes relacionados aos temas. Dificilmente a eleita seria uma celebridade como Heidi Klum (mais sexy top model do mundo) ou Paris Hilton (....) que nenhuma relação tem com esse mundo paralelo dos otakus.

E quer mais?Semana que vem a eleição será quanto aos galãs do cinema, terá chances Tobey Maguire de Homem Aranha?

De graça nunca mais

"Acho que foi uma resposta por uma situação particular. Tomamos essa decisão quando estávamos numa posição onde todo mundo nos perguntava o que iríamos fazer. Não acho que essa decisão teria a mesma significância se fosse tomada agora, se decidíssemos que daríamos nossas músicas de novo. Aquele foi o momento oportuno".

Essa foi a declaração de Thom Yorke vocalista do Radiohead ao afirmar que sua banda não vai mais vender o seu trabalho sem um preço pré-estabelecido,( como foi feito em seu último trabalho "In rainbows"). A iniciativa veio de um conflito de intereces com a antiga gravadora EMI, motivando varias outras bandas a segui-los, provocando um certo impasse na industria fonográfica, mudando a forma de muitas gravadoras de comercializar seus sigles. Será que dar musicas de graça só deu prejuizo ao Radiohead?

Introdução ao rock'n'roll

Falar de musica não é tão simples como parece, uma vêz que ela se apresenta de forma diferente, a cada pessoa que ouve, torna-se dificil trazer essa experiência sem ferir certas convicções das massas que cada vêz mais transformam letras sem sentido e sons desconéxos em verdadeiros simbolos de expressão popular ( a cultura pop ), as pessoas ouvem, cantam, dançam, e aplaudem sem nem ao menos entenderem o que certos "artistas" chamam de Hits.

O seculo XX foi o grande propulsor de varios movimentos e colaborou com a diversidade de ritmos sons e movimentos que conhecemos nos dias atuais, o rock'n'roll é um desses movimentos musicais e merece um certo destaque pois influenciou e ainda vem influenciando muita gente no mundo.

Nasceu na década de 50 atravéz da fusão do country e o R amp B( ritmo amp blues ), e tornou-se popular nas vózes de artistas como Chuck Berry, Little Richard e alcançou o ápce atravéz do "rei" Elvis Presley, lembrando que já nessa época os conservadores relacionavam o rock com coisas de ritual satanico e influencia do mal que os negros estavam semeando na sociedade. Na decada de 60 o ritmo rompeu fronteiras alcaçando diverços paises europeus e foi da cidade de Liverpol que explodiu a sensação The Beatles se mantendo por muito tempo nas paradas dos EUA.

A década de 1960 ficou conhecida como Anos Rebeldes, graças aos grandes movimentos pacifistas e manifestações contra a Guerra do Vietnã. O rock ganha um caráter político de contestação nas letras de Bob Dylan. Outro grupo inglês começa a fazer grande sucesso : The Rolling Stones. No final da década, em 1969, o Festival de Woodstock torna-se o símbolo deste período. Sob o lema "paz e amor", meio milhão de jovens comparecem no concerto que contou com a presença de Jimi Hendrix e Janis Joplin.Bandas de rock que fizeram sucesso nesta época : The Mamas & The Papas, Animals, The Who, Jefferson Airplane, Pink Floyd, The Beatles, Rolling Stones, The Doors.

Na década de 80 com o sugimento de novas bandas o ritimo se divide em varios estilos de rock, nesta época o new wave foi o estilo que mais teve espaço por meio de bandas como,Talking Heads, The Clash, The Smith, The Police. O ritmo ganha ainda mais espaço com o surgimento da MTV emissora nova iorquina que se dedica a transmitir videoclipes de bandas.
Os anos 80 tambem trouxeram ao cenário musical a banda irlandesa U2 conhecida por trazer em suas letras temas políticos, o cantor Michael Jackson e a cantora Madona hoje considerados pai e mãe do estilo POP.

Década de 90, esta foi marcada por fusões de ritmos diferentes e do sucesso, em nível mundial, do rap e do reggae. Bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith no More fundem o heavy metal e o funk, ganhando o gosto dos roqueiros e fazendo grande sucesso.Surge o movimento grunge em Seattle, na California. O grupo Nirvana, liderado por Kurt Cobain, é o maior representante deste novo estilo. R.E.M., Soundgarden, Pearl Jam e Alice In Chains também fazem sucesso no cenário grunge deste período.O rock britânico ganha novas bandas como, por exemplo, Oasis, Green Day e Supergrass.

Embora o rock no Brasil não tenha um espaço tão grande quanto na américa do norte e na europa esse movimento alcançou alguns picos em alguns periodos de nossa história.O primeiro sucesso no cenário do rock brasileiro apareceu na voz de uma cantora. Celly Campello estourou nas rádios com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960. Em meados desta década, surge a Jovem Guarda com cantores como, por exemplo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Com letras românticas e ritmo acelerado, começa fazer sucesso entre os jovens.

Na década de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados. Na década seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas como: Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso.Na década de 1990, fazem sucesso no cenário do rock nacional : Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank entre outros.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

O último que sair da sala apague a luz e por favor tranque a porta!

É inevitável olhar para o cinema hoje e não perceber a dominação corrupta imposta por grandes redes de distribuição cinematográficas, no caso o "Cinemark".

As leis de audiovisual e as verbas direcionadas a produções independentes são pífias para uma realização verdadeira da obra. O palco está montado, ou melhor as salas estão com os projetores ligados, mas apenas em uma concepção "global" do nosso cinema.

Enxurradas de enlatados estrangeiros povoam nossas debilitadas mentes artísticas e pobres de cultura inacessível para o público em geral. Os grandes diretores estão esquecidos ou escondidos nas videolocadoras comerciais, que a cada dia apoderam-se com seu cartazes imponentes de desenhos 3D ou filmes cujo o mais importante é a quantidade de tiros, naves ou ondas gigantes e não o conteúdo.

Um trabalho cultural mais aprofundado é cada dia mais refutado pelas "grandes" universidades, que aplicam uma tática de censura nos seus alunos e prometem aos alienados a presença de "celebridades" do ramo televisivo. A situação cultural do Brasil seria tema de uma película de efeitos especiais com ondas e explosões, pois a cada passagem anual culpamos o governo e não nos damos conta de que os verdadeiros culpados somos nós de alimentar a futilidade de uma sociedade mecânica que cujo principal interesse é alavancar o capitalismo agressivo e tomar de assalto nossas idéias.

O interesse cultural não pode ser desafiado por máquinas estadunidenses armadas até os dentes e abastecidas com a cooperação de seus monopólios culturais instalados em suas "colônias". A concientização através de livros, teatros seria o melhor remédio para essas doênça chamada " O Circo das Massas Alegres".

Segunda Revirada Cultural

Em uma iniciativa do núcleo de sociologia e filosofia da Usp, começa hoje a 2ª Revirada Cultural, que se realizará entre os dias 1º a 4 de maio no "CANIL", Espaço Fluxus de Cultura (espaço autônomo dos estudantes, dedicado à produção cultural, que completa dois anos de ocupação no dia 4), localizado ao lado da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo. Confira a programação:

01/05-Quinta Primeiro de Maio
10h - Concentração-ato na Praça da Sé (a caminho da USP).
14h - Churrasco com leitura do Manifesto Comunista e Chorinho
16h - Debate "160 anos do Manifesto Comunista e os desafios da Esquerda"
Presença de: Helena (MTST)
Brandão (Sintusp)
e outros
18h30 - Conversa com os trabalhadores
19h30 - Banda de Choro "Seis Sextos"

02/05-Sexta
19h- Revirada Social: diálogo entre Movimentos Sociais e Coletivos das Artes sobre a Universidade com projeção de filmes sobre ocupações e repressão.
21h - Banda + DJ

03/05-Sábado
1 ano da Ocupação da Reitoria da USP
11h às 15h Encontro Geral das Ocupações para articular o Movimento
14h30 às 17h - Debates: 40 anos de Maio/68 e Contracultura + Oficinas de Estencil, Máscaras.
Presença de: Pedro Pires (Redemoinho) - à confirmar
17h - Concentração_Ato para a saída do Bloco de rua "Branca Leônico"
17h49 - Um ano de Ocupação
19h - Teatro + Poesia + Cinema + Jongo Dito Ribeiro no CANIL e Praça
Encenação - "Insulto ao Público"
Coletivo Vacamarela
22h - Bandas para virar a madrugada
Presença de: H2P - Hip Hop Positivo

04/05-Domingo
2 anos de Ocupação do Canil
00h - Banda do Canil
7h - Café da Manhã
8h - Yoga Renascendo o Sol
10h - Plantio mudas e sementes
12h - Debate: AI-5 40 anos depois + Churras de finaliz (inicia) ação
Presença de: Osvaldo Coggiola (História/USP) - à confirmar
Edison Salles (Mestrando C. Sociais/Puc-SP - Editor da Revista Estrátegica Internacional/LER-QI)

para saber mais visite: http://reviradaculturaldausp.blogspot.com/